sexta-feira, 7 de maio de 2010

Relitura de Portinari

História da Arte com crianças na fase sensório-motor

Projeto Portinari
Idade: 2 a 3 anos


Objetivos: ampliar o conhecimento de mundo das crianças por meio a manipulação de diferentes objetos e materiais gráficos e plásticos e proporcionar o contato com formas diversas de expressão artística.
De acordo com Piaget, crianças de dois anos buscam adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que as rodeiam.
Partindo desses principios, a ideia de trabalhar obras de arte de forma contextualizada com a turma de maternal é ótima.
Para execução deste projeto, devemos realizar cinco etapa: análise e descrição da obra, bibliografia, oficina de pintura e releitura. Desenvolvido a partir do quadro "Meninos Soltando Pipas" para por em prática o projeto com sua você precisa de um pôster com a imagem, um livro ou imprimir a imagem abaixo.

Análise e descrição da obra
O quadro é interesante pois retrata uma bricadeira antiga e fascinante: soltar pipa. Para realizar
a análise e descrição da obra introduza a gravura no momento da rodinha. A atividade de roda é muito enriquecedora , pois é nesse momento que o grupo fica concentrado para a conversação e apresentação de atividades.


Crie um dialógo
-O que vocês estão vendo?
-Quem está brincando?
-Quem quer brincar de pipa?

A imagem pode ficar exposta durante bastante tempo na sala, pois as observações das crianças crescem dia a dia. Assim, elas foram desenvolvendo a capacidade de construção de sentindo, o reconhecimento e a identificação da obra de arte.

Sobre Portinari
Partindo dessa obra, o passo seguinte é introduzir outros quadros de Portinari. Sempre trabalhando na rodinha com observações, análises e descrições.

Oficina artística

Nessa etapa do projeto, os alunos se transformam em veradeiros arteiros.
Pintura de pipas: como nessa faixa etária as crianças ampliam os conhecimentos do mundo manipulando diferentes objetivos e materiais.
Sugestão: leve pipas já prontas para serem decoradas pelos alunos. Pinte com tinta guache e pincel grosso para dar um colorido especial.
Colagem: por cima da pintura, podemos colar pedaços de papel crepom colorido e construir os rabos da pipas.
Bonecos de pano: podemos criar um boneco costurado pela professora e decorado pelas crianças. Para simbolizar o garoto Candido Portinari.

Por que trabalhar com obras de arte

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ressalta que as artes visuais devem ser concebidas como uma linguagem que tem estruturae características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, sa dá por meio da articulação dos eguintes aspectos: fazer artístico, apreciação e reflexão. O trabalho contextualizado com obras de arte dá conta de todas essas exigências

É importante salientar também que, mesmo quando o foco são as artes visuais, deve-se procurar abranger as outras áreas do conhecimento: movimento, música, linguagem oral e escrita, matemática e natureza e sociedade.

2 comentários:

  1. O amor do Senhor Deus não se acaba
    e a Sua bondade não tem fim.
    Esse amor e essa bondade são
    novos todas as manhãs;
    e como é grande a fidelidade do Senhor!
    Um abençoado final de semana.
    Obrigada pela sua linda amizade.
    Beijos no coração ,Evanir
    www.fonte-amor.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Olá Natália! Amei seu blog!!! Parabéns, serei sua seguidora1 bjs Sonia

    ResponderExcluir