sexta-feira, 7 de maio de 2010

Início - Primeira parte


Achei uma matéria na revista nova escola muito interessante que nos faz refletir sobre o que estamos oferecendo para nossos alunos.
Será que temos recursos,espaços e meios suficientes para garantir que algumas experiências essenciais façam parte do nosso planejamento. Saiba como trabalhá-las e por que são tão importantes.

Como a matéria é bem extensa vamos por partes.

1. Brincar
Por que trabalhar Embora a brincadeira seja uma atividade livre e espontânea, ela não é natural, mas uma criação da cultura. O aprendizado dela se dá por meio das interações e do convívio com os outros. Por isso, a importância de prever muito tempo e espaço para ela.

O que propor Uma das primeiras brincadeiras do bebê é imitar os adultos: ele observa e reproduz gestos e caretas no mesmo momento em que acontecem. Com cerca de 2 anos, continua repetindo o que vê e também os gestos que guarda na memória de situações anteriores, tentando encaixá-los no contexto que acha adequado. Tão importante quanto valorizar essas imitações é propor ações físicas que possibilitam sensações e desafios motores.

Alguns brinquedos também fazem sucesso nessa fase. Os mais adequados são os de peças de montar, encaixar, jogar e empilhar, além dos que fazem barulho. É preciso ter cuidado com a segurança e só usar objetos maiores do que o tamanho da boca do bebê quando aberta. Para um trabalho eficiente, uma boa estrutura é essencial. Isso inclui ter material suficiente para que todos consigam compartilhar e um bom espaço de criação. "Os ambientes devem ser convidativos e contextualizados com a história que se quer construir", diz Ana Paula. Uma área ao ar livre, mesmo que com poucas árvores, vira uma grande floresta. Uma sala bem cuidada, rica em cores e com variedade de brinquedos e estímulos igualmente possibilita momentos criativos, prazerosos e produtivos.

Um comentário:

  1. Estou adorando seu blog. Parabéns por sua iniciativa de compartilhar um material tão importante para nós educadoras. Já sou uma admiradora de suas postagens...Visitarei sempre, viu!?

    ResponderExcluir